Tem que conhecer: piscinas Naturais de Porto de Galinhas

Considerada como uma das praias mais bonitas do Brasil, as piscinas naturais de Porto de Galinhas, que estão localizadas na praia central, justificam o título.

São cavalos-marinhos, corais e peixinhos coloridos que se exibem e são nitidamente observados nitidamente nas águas cristalinas das piscinas.

Passeio de Jangada e Tábua da maré

Para visitar as piscinas naturais de Porto de Galinhas, você não necessariamente precisa saber nadar, pois uma opção é o uso de uma jangada, que facilita o uso da câmera fotográfica (não deixe de levar a sua!) para registrar a beleza única do lugar.

O custo do aluguel da jangada é baixinho, o meio é interessante principalmente se você estiver viajando com a família. Para escolher o melhor horário de subir na jangada, a dica é consultar a tábua da maré.

Aliás, uma dica importante para quem vai conhecer as piscinas naturais é aprender como funciona a tabela de marés e as condições impostas por ela. Pois quem chega às praias na maré alta se decepciona, já que o grande arrecife acaba coberto com água e impossibilitado de ser visto.

Para não perder a viagem, acompanhe aqui a tábua de marés de Porto de Galinhas.

arrecifes em Porto de Galinhas
Preste muita atenção à tabela de marés antes de se aventurar pelas piscinas naturais. Foto: Divulgação

Para entrar nas piscinas é preciso também aguardar a maré subir em cerca de um metro de altura.

Dica dos Especialistas: os arrecifes das piscinas estão cobertos de corais frágeis, que devem ser protegidos. Por isso, só é possível pisar nas partes indicadas pelas cordas ou pelas pessoas que preservam eles.

E outra coisa importante: não é permitido alimentar os peixinhos, pois embora pareça uma ação inofensiva, causa desequilíbrio ambiental.

Há duas piscinas controladas em que são permitidas a entrada dos visitantes que podem permanecer por cerca de 20 minutos.

Assim que se chega lá em cima, é só curtir, as piscinas que formam um cenário único. São vários e vários peixinhos nadando ao redor (pode ser até difícil de movimentar-se) em uma água que mescla tonalidades de verde e azul!

piscina natural mapa do Brasil
Fonte: Desenho semelhante ao mapa do Brasil em piscina natural de Porto | TripAdvisor.

O passeio entre os corais é deslumbrante, nas transparências formam-se desenhos curiosos, até mesmo com contornos semelhantes ao mapa do Brasil. Enfim, passeio imperdível para quem viaja a Porto e para qualquer um que mora no Brasil!

Como chegar nas piscinas naturais de Porto de Galinhas?

É bem simples chegar às piscinas naturais, pois elas estão a apenas duzentos metros de distância da costa. O acesso pode ser feito de duas formas:

Nadando - É sim possível chegar às piscinas nadando, na verdade andando e caminhando. Se optar por esta forma, é preciso saber nadar bem, já que pode ocorrer de quando precisar voltar a maré estar alta, e quanto maior o nível da água, mais difícil se torna a volta.

Jangada - chefiada por um jangadeiro, a pequena jangada conduz os visitantes até às praias, sem a necessidade de saber nadar.

A pé - A travessia até as piscinas naturais é feita caminhando, com a água na cintura, acompanhados por monitores da Prefeitura. A saída é feita no Posto do projeto, que fica na Praça do Relógio.

Quando se chega às piscinas, o grupo é reunido para as explicações, dada pela equipe de educadores ambientais, ainda da subida nos recifes.

Você há de concordar que é um destino lindo, não é mesmo? Que tal começar a planejar e conhecer esse paraíso? Converse com nossos especialistas no Summerville Porto de Galinhas, o resort mais clássico da região.

E aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de todos os conteúdos novos todos do blog!