Summerville Beach Resort, o resort sustentável em Porto de Galinhas

Sustentabilidade é um assunto cada vez mais comum, novas ideias para redução de lixo são lançadas (de saquinhos no mercado a canudos plásticos, por exemplo) e mais do que isso, é uma mudança de comportamento de pessoas e empresas.

E quem aderiu a essa mudança e voltou suas estratégias de negócio para técnicas sustentáveis foi o Summerville Beach Resort, sabia?

Após os investimentos e as transformações realizadas, o Summerville hoje tem sua energia 100% renovável, colocando o hotel na reduzida lista de resorts sustentáveis no Brasil.

Resort sustentável? Chama o Summerville Beach Resort

O cuidado do Summerville Beach Resort com a preservação ecológica não é por acaso. Ele está localizado no paraíso de Porto de Galinhas e em meio à natureza: nas areias da Praia de Muro Alto, junto a trechos da Mata Atlântica e cercado por coqueiros e mangues.

Todo esse verde e o mar de águas cristalinas são um grande atrativo aos hóspedes que vão ali e, por isso, a proteção da natureza é tão importante.

foto área do summerville beach resort com a praia de muro alto à frente e a vegetação da mata atlântica ao redor
É só ver a natureza ao redor e as águas transparentes do mar para entender a importância de preservar essas maravilhas. Foto: Divulgação/Summerville Beach Resort

Se você se preocupa com o meio ambiente e procura ter práticas sustentáveis em seu dia a dia, o Summerville é o resort sustentável ideal para sua viagem ao Nordeste.

Tecnologias sustentáveis e certificação

A transição para uma hospedagem Ecolodge (hospedagens que são sustentáveis e protegem o meio ambiente) não foi do dia para a noite.

O resort implantou uma série de tecnologias sustentáveis, que junto ao benefício ecológico, trarão um desconto de até 12% nas despesas mensais e em cinco anos pagarão o investimento realizado para as mudanças.

Resultado disso, o Summerville conseguiu a certificação NBR 1540, norma da ABNT que determina se uma hospedagem é ou não sustentável através de seus requisitos.

Energia renovável

prédios das acomodações do resort summerville com painéis solares nos telhados
Painéis solares foram colocados nos prédios dos quartos do Summerville e a energia solar é utilizada para aquecimento da água. Foto: Divulgação/Summerville Beach Resort.

Para chegar a 100% das energias utilizadas renováveis, o resort Summerville aproveitou as condições naturais da região ao seu favor.

O sol no Nordeste está presente basicamente quase que o ano inteiro, valendo-se disso foram instalados painéis solares nos telhados ou perto das acomodações. Assim, toda água quente dos quartos vêm da energia solar.

Já para o resto do resort, foram colocados moinhos de vento, que fornecem energia eólica ao Summerville, pois se há uma coisa que não falta em Pernambuco é o vento.

moinho de vento que fora instalado no summerville beach resort
No ramo das energias sustentáveis, o resort também faz uso de energia eólica com a implantação de moinhos de vento. Foto: Divulgação/Summerville Beach Resort.

Economia na energia: lâmpadas de LED

luminária no quarto do summerville beach resort com lâmpadas de LED
Lâmpadas de LED agora iluminam todos os ambientes do resort Summerville. Uma alternativa que beneficia os hóspedes e a natureza agradece. Foto: Divulgação/Summerville Beach Resort.

Junto ao abastecimento de energia limpa, também houve a substituição de todas as lâmpadas comuns presente na hospedaria por lâmpadas de LED.

Uma alternativa bastante recomendável para a economia de energia. Uma vez que lâmpadas de LED podem economizar em até 80% o gasto da energia e duram muito mais que outras lâmpadas (25 vezes a mais que as incandescentes, por exemplo).

E, ainda, o LED não possui elementos poluentes ou tóxicos, como o mercúrio, tornando-o menos prejudicial à saúde. Além da baixa irradiação térmica, fazendo com que não esquente os ambientes tanto quanto as outras lâmpadas.

Ou seja, os hóspedes saem ganhando (e muito) com a troca.

Reciclagem e menor geração de lixo

cestos de lixo para reciclagem no resort summerville
Os cestos de coletas seletivas colocados pelo resort mostram que o hóspede é um colaborador importante nesse caminho para a sustentabilidade. Foto: Divulgação/Summerville Beach Resort.

Achou que as atitudes sustentáveis no hotel acabaram? Claro que não!

O Summerville Beach Resort ainda realiza a coleta seletiva do lixo gerado, separando os conteúdos orgânicos dos reciclados.

E para reduzir o uso de embalagens descartáveis, algumas substituições foram feitas: garrafas de água mineral por jarras de vidro; latas de refrigerante por equipamentos automáticos e canudos plásticos por opções 100% recicláveis e biodegradáveis, que se decompõem mais rápido.

Sem contar o reuso das toalhas dos quartos. Avisos foram colocados nas acomodações incentivando que os viajantes pendurem as toalhas que não precisem de troca para reduzir o gasto d’água e o uso de produtos de lavagem (todos biodegradáveis).

etiqueta do summerville beach resort próximo à toalha incentivando a sustentabilidade dos hóspedes
Não precisa lavar a toalha? Pendure-a e contribua para a economia de água e de produtos para lavagem. Foto: Divulgação/Summerville Beach Resort.

Afinal, o cuidado com o meio ambiente do resort também depende da colaboração daqueles são mais do que especiais ao Summerville, seus hóspedes.

Outras ações de desenvolvimento

Ainda que não possam ser consideradas como práticas de sustentabilidade, o Summerville resort conta com outras ações de desenvolvimento.

Incentivando o mercado regional de pequenos comerciantes, todos os ingredientes naturais utilizados para as refeições no hotel são de produtores locais.

E sabendo que o cuidado com a natureza não é possível sem conhecimento, o resort incluiu atividades educativas sobre o assunto na programação infantil.

Através de brincadeiras com a Turma do Summy e visitas à horta do Clubinho Kids, as crianças aprendem sobre a importância da preservação do meio ambiente e como podem levar esses cuidados para casa. Afinal, sustentabilidade depende bastante das futuras gerações.

entrada da horta do summerville beach resort para crianças
A horta do Summerville é mais um local de aprendizado que faz parte dos espaços para crianças. Foto:Divulgação/Summerville Beach Resort.

Viajar ao Summerville Beach Resort significa ir a um local que oferece conforto e sofisticação a todos os gostos, adicionado à certeza de que não só as pessoas como o meio ambiente receberão o máximo de cuidado.

Na sua próxima viagem, por que não escolher um resort sustentável? O Summerville resort está pronto para te receber e a Onturis para te ajudar, venha bater um papo com nossos especialistas!