Sobre Porto de Galinhas

Saiba mais e se encante com a beleza e alegria do distrito!

Você já ouviu falar em Porto de Galinhas? Se é fã de hospedagens de qualidade, praias maravilhosas, calor e natureza, provavelmente já se deparou com o nome ao planejar sua próxima viagem.

Hospitalidade, gastronomia e clima agradável são apenas algumas das características da região que cativa casais, famílias e amigos que a escolhem para suas férias.

O destino é um dos mais desejados no Nordeste brasileiro e não é de se esperar menos! Conheça mais do charme desse distrito que tem um lugar especial no coração dos viajantes do Brasil e do mundo.

Onde fica Porto de Galinhas

Situado no município de Ipojuca, a 60 km da capital, esse distrito tem tudo o que precisa para ser um ponto atrativo para turistas querendo relaxar e se divertir. De clima agradável o ano inteiro e praias com água de temperatura amena, encanta quem visita.

A Vila

letreiro de porto de galinhas
O turismo local de Porto de Galinhas é um show à parte - Foto: Dan Luiz / SECOM

Porto de Galinhas é uma vila repleta de cores, arte, hospitalidade e artesanato. O letreiro da cidade, em frente à praia, já mostra ao visitante o tom leve e animado do lugar.

Toda a atividade do local se concentra em suas ruas principais, onde você pode encontrar lojas coloridas, uma série de esculturas e plaquinhas características da região, e, à noite, toda a alegria se espalha por lá, com feirinhas, música ao vivo e moradores e turistas aproveitando o frescor do entardecer para passear.

O que fazer em Porto de Galinhas

Está se perguntando o que fazer durante sua visita? Há uma infinidade de locais para visitar e passeios turísticos te esperando na região, que tem opções de lazer para qualquer tipo de turista.

Praias

No calor do Nordeste, cercado pela brisa de águas calmas, provavelmente seu primeiro pensamento será visitar a praia. Mas qual delas?

É comum que se confunda o distrito Porto de Galinhas com a praia de mesmo nome, e se pense que é a única da região.

Praia da Vila

Além das piscinas naturais formadas por corais, onde se pode ver peixinhos na água transparente e mergulhar, a praia tem trechos mais populares, cercados por barraquinhas e trechos mais tranquilos, para aqueles que querem curtir um momento mais sossegado.

Muro Alto

praia de muro alto em porto de galinhas
A praia de Muro Alto abriga os mais luxuosos resorts de Porto de Galinhas - Foto: Divulgação

A praia de Muro Alto se beneficia dos arrecifes próximos à beira. Graças a eles, as águas da praia são tão tranquilas que parecem uma piscina, e a região bem estruturada faz com que passar o dia inteiro tomando banho de mar seja, no mínimo, tentador.

Lá fica a estrutura do Summerville Beach Resort, que disponibiliza serviço de praia e apoio para esportes náuticos, com uma estrutura desenvolvida para agradar aos hóspedes.

Carneiros

Mesmo com a abundância de praias na região, alguns turistas apreciam uma viagem a Carneiros, uma praia diferente das da região.

Cercada por coqueirais e de mar mais agitado na maré alta, com formação de piscinas naturais na maré baixa, a Praia dos Carneiros tem uma série de barzinhos e é um lugar mais badalado, para quem prefere um pouco mais de agito.

Passeios

De ponta a ponta

passeio de buggy em porto de galinhas
Maravilhe-se pelas praias paradisíacas de Porto de Galinhas num delicioso passeio de Buggy de ponta a ponta - Foto: Vinicius Lubambo / Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau

Para quem se interessou pelas praias da região, o passeio de buggy de Ponta a Ponta passa por elas — apesar de não andar pela areia, uma vez que o trânsito nas praias está proibido — e permite que o turista conheça melhor a região.

O passeio de buggy vale a pena principalmente para quem ainda não conhece muito bem a região e acaba ajudando a planejar próximos passeios.

Na hora de agendar, é possível combinar com outras atrações, como passeios de jangada.

Jangada no Rio Maracaípe

passeio de jangada no rio maracaípe em porto de galinhas
Quer ver os cavalos marinhos? Então embarque nesse passeio ecológico com os guardiões do bioma de Maracaípe - Foto: Divulgação / QualViagem

No rio Maracaípe, você pode fazer parte de um passeio ecológico: jangadas saem em direção ao manguezal, e, no meio do percurso, o jangadeiro usa um jarro especial para capturar cavalos marinhos, educar os viajantes a respeito do animal, e depois devolvê-los.

O passeio é parte do projeto Hippocampus, e você pode também conhecer sua sede, no centro da vila, para conhecer mais sobre o peixe.

City Tour Recife-Olinda

praça do marco zero em recife
A Rosa dos Ventos aponta todas as direções na Praça do Marco Zero, em Recife - Foto: Divulgação

Outra opção de passeio é fazer um city tour até a capital. Se você quer comprar lembrancinhas, além de visitar a vila, essa é uma boa oportunidade para conhecer Recife e Olinda, conhecendo pontos turísticos históricos da região, como o Alto da Sé.

Existem diversas opções para montar um city tour pela capital e por Olinda, e tudo vai depender das suas preferências.

Algumas companhias fazem tours mais comerciais, parando em shoppings e lojinhas da região, enquanto alguns se focam em pontos históricos e até mesmo instituições da região. Há alguns, também, que se focam em pontos mais religiosos. Considere estudar as paradas anunciadas na hora de cotar um tour que seja mais a sua cara.

Ateliê do Carcará

ateliê do carcará em porto de galinhas
O berço das famosas galinhas que decoram a cidade - Foto: Divulgação / Viagem e Turismo, Editora Abril

Ao visitar a vila de Porto de Galinhas, uma das coisas que mais chama a atenção são as coloridas estatuetas de galinhas espalhadas pela região.

Além de placas informativas, elas são decorativas e fazem parte do cartão postal da região. Você pode tirar fotos com algumas e observar outras obras na Praça das Esculturas, perto do acesso às piscinas naturais.

As obras, esculpidas em troncos de coqueiros, são de autoria de Gilberto Carcará, que disponibiliza seu ateliê para visitação, onde você pode aprender mais sobre seu trabalho e até mesmo ver o artista em ação.

Seja viajando em família, em lua de mel, com amigos, a sós ou como for, não tem como não se encantar por todas as maravilhas que esse cantinho no estado de Pernambuco tem a oferecer.

As praias de Porto de Galinhas são fenomenais, a hospitalidade dos moradores é cativante, assim como seu bom humor, a comida é fenomenal e o local tem tudo o que precisa para te proporcionar o melhor para as suas férias!